loader image

Limpeza e Higienização de Caminhão Tanque

  • Manutenção de caminhão:

Entre os cuidados necessários com o caminhão pipa está a necessidade de limpar e desinfetar o tanque, obrigatoriamente, uma vez ao mês. Caso haja mudança na fonte de abastecimento de água, os procedimentos devem ser, portanto, novamente realizados.

A manutenção de um caminhão pipa envolve não somente os reparos mecânicos, como também a manutenção de todos os equipamentos utilizados, a fim de que o líquido chegue adequadamente ao destino final. O tanque do caminhão pipa, por comportar o líquido, deve ser higienizado com bastante cautela, com o intuito de evitar contaminação.

Essa limpeza precisa ser feita com escovão ou panos limpos. É preciso esvaziar completamente o tanque pelo acesso destinado ao descarte da água ou por meio de baldes e panos limpos.

A desinfecção deve ser feita por profissionais capacitados e bem equipados. Eles devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tais como: óculos de segurança incolor, máscara, luvas de látex ou PVC, botas e roupa adequada.

A abertura para enchimento deve ter tampa com borracha de vedação, impedindo a entrada de insetos e outros animais que podem prejudicar a pureza do líquido. A água que sobra da lavagem deve ser descartada por um acesso específico e que também precisa estar devidamente fechado.

Se precaver de perfurações, vazamentos, amassados e ferrugem também faz parte dos cuidados. Todas essas medidas são importantes, pois a partir delas é possível evitar que a água transportada seja contaminada, causando graves prejuízos àqueles que farão uso do caminhão pipa.

  • Normas de controle:

Porque é obrigatório a higienização e limpeza de caminhões pipa no transporte de água potável?

Com objetivo de evitar riscos de contaminação no transporte de água potável através de caminhão pipa, as empresas de caminhões de água potável obedece uma rígidas normas de controle. O caminhão pipa deve estar em perfeito estado de conservação, limpo, sem odores indesejáveis, livre de vetores e pragas urbanas.

As mangueiras, bombas de recalque e acessórios utilizados no manejo de água potável devem ser exclusivas, ou seja, não podem ser utilizadas em nenhum outro tipo de atividade. Também deve ser exclusivo para o transporte de água potável, não podendo transportar nenhum outro tipo de produto ou material.

  • Qualidade da água:

O tanque utilizado para o transporte de água potável através de caminhão pipa deve ser construído de material anti corrosivo, não tóxico e que não altere a qualidade da água para consumo humano. A água destinada ao consumo humano deve obedecer a certos requisitos de ordem organoléptica, não ter odor e sabor objetáveis; física, ter aspecto agradável, não apresentar teores de cor e turbidez acima do padrão de potabilidade; química, não possuir substâncias nocivas ou tóxicas em concentrações superiores aos limites estabelecidos pelo padrão; biológica, não possuir germes patogênicos.

  • Contratação do serviço:

Água sem tratamento ou de procedência desconhecida, pode afetar a saúde de sua família ou colaboradores. A empresa responsável pelo caminhão pipa deve apresentar o alvará de funcionamento e sua autorização da vigilância sanitária, juntamente do CNPJ com seus dados principais.

Todos os veículos usados no transporte de água potável devem que ser cadastrados, portar laudo de potabilidade da água e medidor de cloro, além de seguir regras de limpeza e manutenção.

ut libero. mattis elit. Nullam suscipit ipsum massa Praesent et, ante.